Geral

Sensação de azia e queimação no estômago? Descubra as diferenças entre gastrite, úlcera e refluxo

Bastante desconfortável, aquela sensação de queimação no estômago pode ser comum em alguns momentos, como após exagerarmos em uma refeição, por exemplo.

No entanto, quando esse sintoma se torna frequente e intenso, é necessário ficarmos atentos à nossa saúde, já que isso pode ser um indício de alguma condição, como gastrite, úlcera ou refluxo. Confira as diferenças:

Gastrite

A sensação de dor na região da “boca do estômago” é um dos principais sintomas da gastrite, definida como uma inflamação no revestimento interno do estômago.

Segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), aproximadamente 70% da população brasileira tem algum tipo de gastrite, e identificar os sintomas da doença é imprescindível para buscar ajuda médica rapidamente.


Úlcera

É caracterizada como qualquer lesão em que se quebre a barreira de proteção de um tecido. Uma úlcera bastante comum é a úlcera oral, que recebe o nome de afta.

Quando falamos de gastrite e refluxo, podemos ter três tipos de úlcera: a gástrica, a duodenal e a esofágica. A primeira se desenvolve dentro do estômago, a segunda ocorre no início do intestino delgado logo após a saída do estômago e a terceira acontece dentro do esôfago.


Refluxo

O refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo do estômago faz o caminho inverso e acaba retornando para o esôfago. Por ser extremamente ácido, esse conteúdo queima o esôfago, podendo causar diferentes sintomas.


Se você sente algum desses sintomas, agende já uma consulta com um de nossos gastroenterologistas! Quanto antes a doença for detectada e tratada, menos ela comprometerá a sua qualidade de vida.