Clínica Médica

A UBB já realiza o exame de campimetria ocular

A campimetria ocular ou exame de campo visual tem por objetivo o estudo da visão central (em frente ao nosso campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão).

Esse estudo permite avaliar se o campo visual central e periférico estão normais ou se existem alterações em algum ponto da visão. Ou seja, a campimetria serve para detectar alterações na visão ou áreas do campo visual com alterações (centralmente ou na periferia).

Essas alterações podem ser causadas por diversas doenças, pelas quais o médico oftalmologista pode recorrer ao exame de campimetria para auxílio no seu diagnóstico ou, então, como avaliação da evolução ou eficácia do tratamento.

Muitas patologias provocam alterações no campo visual. A perda de visão pode ser mais central ou, então, mais periférica. Na presença de algumas doenças, essa visão espacial pode estar alterada, sendo que a forma de detectá-la será através da realização de um estudo do campo visual, em que o resultado da campimetria visual permitirá ao oftalmologista novas e importantes informações sobre o diagnóstico, evolução da doença ou eficácia dos tratamentos.

O campo visual pode ser monocular (apenas num olho) ou, então, binocular (dois olhos).

Mediante o resultado da campimetria ocular, o médico oftalmologista decidirá acerca da necessidade de recorrer a outros exames oftalmológicos como complementação para elucidação diagnóstica.

Essa é mais uma facilidade para o associado da UBB cuidar da saúde dos seus olhos. Marque o seu exame!