Clínica Médica

Entenda porque a nutrição é tão importante na prevenção de doenças

Corpo reflete a qualidade dos alimentos que você consome no dia a dia

Uma vida longa e saudável pode ser conseguida por diversos fatores, mas um dos mais importantes é com certeza a nutrição, pois ela será responsável pelas respostas que seu corpo dará ao longo dos anos.

“A ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção são os processos que resumem a nutrição. E após a realização de todas elas, o corpo consegue produzir energia e manter o organismo funcionando perfeitamente”, afirma Dra. Débora Ramos, nutricionista especialista na área esportiva, coach de emagrecimento, instrutora de Mindful Eating e Mindfulness.

Cada alimento possui nutrientes específicos para suprir necessidades próprias de cada órgão. Mas os nutrientes podem ser divididos em dois grupos: os macro e os micronutrientes. 

Qual a diferença entre os macro e micronutrientes?
Carboidratos, lipídeos e proteínas são os macronutrientes. A energia necessária para o dia a dia provém principalmente dos carboidratos. Mas é importante fazer boas escolhas e evitar os refinados. Já as proteínas têm como principal função a reestruturação das células e tecidos, crescimento e manutenção dos ossos, e condensação das enzimas e hormônios. 

Os lipídeos, por sua vez, fornecem energia e realizam o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K. 

Vitaminas e minerais são os micronutrientes, que são substâncias reguladoras que realizam um importante papel para o bom funcionamento do intestino, contribuindo para a formação dos ossos, dos dentes, cartilagens e também no processo de absorção do organismo. 

De acordo com a fase da vida, a pessoa terá uma necessidade energética e nutricional específicas. Por exemplo, em casos de doenças, o organismo vai solicitar um cuidado alimentar bem específico. 


Alimentação na infância
O aleitamento materno é fundamental e deve ser exclusivo para crianças até 6 meses, pois ele irá oferecer todos os nutrientes fundamentais para o bebê, além de anticorpos e outras substâncias bastante fundamentais. 

A formação e o crescimento acontecem na fase inicial da vida, por isso é tão importante que na infância a alimentação seja cuidadosa, para garantir que a criança tenha um desenvolvimento saudável. 


Adolescência e nutrição
As necessidades nutricionais dessa fase também são importantes, por isso é importante os pais prestarem atenção na alimentação. Geralmente os jovens preferem comer muitos lanches e alimentos ricos em gordura (frituras principalmente) e poucas verduras, legumes e frutas.

Além disso, o consumo de doces e refrigerantes, que levam ao excesso de açúcar, e que muitas vezes, contribuem para os maus hábitos alimentares para a fase adulta e ainda na adolescência. A cada dia cresce o número de jovens com diabetes e colesterol elevado, declara Dra. Debora.


Alimentação de adultos
Ao chegar na fase adulta, deve acontecer a manutenção da alimentação, portanto é importante que ela seja adequada para as suas necessidades, não só diárias, mas também que acompanhem seu estilo de vida. 

Alguns fatores, como culturais, financeiros, entre outros, podem impactar o tipo de alimentação. Mas independente disso, é recomendável que os alimentos ingeridos sejam os mais saudáveis possíveis, pois eles vão proporcionar um bom funcionamento orgânico, além de prevenir doenças e aumentar as chances de se ter saúde ao chegar na terceira idade. 


Terceira idade e a alimentação
Nessa fase, a alimentação deve estar alinhada com o estado físico, mental, emocional, hábitos alimentares anteriores, alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos. Paladar e olfato também podem impactar essa etapa alimentar.

Com o passar dos anos, as necessidades de energia vão diminuindo a medida que a dos nutrientes vão aumentando, por essa razão é importante consumir alimentos de alto valor nutricional.

Por conta da dificuldade em mastigar, alguns idosos passam a se alimentar de alimentos com consistência pastosa. 

Durante toda a vida, independente da fase, é importante consumir alimentos de variados grupos alimentares, para que eles possam prover energia e realizar o perfeito funcionamento do organismo.

Para mais detalhes sobre uma alimentação correta, condizente com a fase da sua vida e suas necessidades energéticas, agende uma consulta com um de nossos nutricionistas, pelo telefone 3334-4633.