Clínica Médica
A Oftalmologia na prevenção de doenças oculares
Consultas anuais no médico oftalmologista são recomendadas em todas as fases da vida

Até os cinco anos de idade é imprescindível o exame oftalmológico para detectar e prevenir doenças graves, como a catarata congênita, ou menores, como o estrabismo e o olho amblíope –preguiçoso.
“Na idade pré-escolar e adolescência os problemas de vícios de refração (miopias, astigmatismo ou hipermetropia), precisam ser corregidos. A CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) afirma que 25% de crianças em idade escolar precisam de corretores”, analisa o oftalmologista da UBB, Dr. Juan Alzamora.
Nos jovens e adultos novos, além dos vícios de refração, deve prestar-se atenção as agressões do meio ambiente como clima seco, poluição e trabalho em condições adversas.
Nas mulheres gestantes jovens uma vigilância regular se justifica quando existem patologias que podem ser agravadas durante a gravidez.
A partir dos 40 anos inicia-se a presbiopia ou dificuldade para enxergar de perto, além disso nessa faixa etária pode aparecer o glaucoma, vilão da história por usualmente não apresentar sintomas, alerta Dr. Juan.
Próximo aos 60 anos, é comum que a opacidade do cristalino, popularmente conhecida como catarata, comece a aparecer. Já a degeneração macular relacionada com a idade aparece próximo aos 70 anos.
A qualquer idade, inúmeras doenças sistêmicas, infecciosas e não infecciosas podem causar manifestações oculares.
O olho representa um órgão que reflete grande parte das alterações orgânicas. É possível a observação de vasos sanguíneos no fundo de olho, situação única no organismo, por isso em doenças como a diabetes é imprescindível acompanhamento oftalmológico sempre que diagnosticada a qualquer idade.
Quanto antes você diagnosticar um possível problema, mais fácil será o tratamento.
Para agendar uma consulta com um dos médicos oftalmologistas da UBB, ligue para 3334-4633.