Alimento Completo

 

Uma boa amamentação garante nutrição completa para o bebê e produção adequada do leite materno.

O ato de amamentar é mais que uma demonstração de carinho de mãe para filho. É, sobretudo, um gesto de proteção ao recém nascido. Afinal, ele recebe doses extras de anticorpos, prevenindo doenças e fortalecendo a resposta imunológica. Além disso, ao sugar, o bebê estimula a produção de mais leite, exercita a musculatura da face e diminui as chances de apresentar futuras alterações dentárias.

O vínculo da mãe com o bebê é fortalecido a cada amamentação. Amamentar também traz muitas vantagens para a mãe. Há liberação de um hormônio chamado ocitocina, que estimula a contração do útero reduzindo o sangramento e ajudando o órgão a voltar ao tamanho normal. A amamentação ainda ajuda a mãe a recuperar o peso anterior, já que a gordura de seu organismo é usada na produção do leite.

O leite materno é, portanto, um alimento completo, que beneficia mãe e filho. Mas você sabe como ele é produzido pelo organismo, de onde vem e em que local é armazenado até ficar pronto para alimentar o bebê? Conheça, a seguir, todas as etapas da produção do leite materno.

Fonte:
Revista Fleury
Saúde em Dia - Edição 23