Reciclagem é um termo que está na ordem do dia para todos aqueles que já possuem uma consciência ambiental, ou seja, que tem consciência da necessidade de preservar o meio ambiente em que está inserido e procurar auxiliar nos processos de regeneração ambiental, tão urgentes em diversas partes do planeta.

O grande volume de lixo urbano, aquele lixo que produzimos em nossa casa cotidianamente, é um dos grandes vilões da degradação ambiental, de forma que se faz urgente a conscientização de toda a população sobre a necessidade de reciclar o lixo doméstico e mais do que isso, de reduzir ao máximo o volume de lixo produzido.

 

Lixo Doméstico

O lixo doméstico é todo o resíduo que produzimos em nossas atividades cotidianas, em nossas casas e também nos pequenos estabelecimentos comerciais. Ele é composto essencialmente de resíduos orgânicos como restos de alimentos, cascas, sementes, etc., e de lixo inorgânico que são as sacolas plásticas e toda sorte de embalagens.

O lixo inorgânico, principalmente os plásticos, são um dos maiores vilões da degradação ambiental, devido não só ao seu grande volume como também ao fato de permanecerem por séculos na natureza, degradando o meio ambiente e causando diversos prejuízos, inclusive para a fauna do planeta, ocasionando a morte e a extinção de muitas espécies marinhas.

 

 

Conscientização

Muitas pessoas quando largam o lixo em qualquer lugar e despejam sacolas plásticas e outros resíduos inorgânicos nas ruas não tem a consciência do tamanho da irresponsabilidade do seu ato, e das conseqüências diretas e indiretas.

As grandes enchentes que vemos nas grandes cidades, como São Paulo, onde em poucas horas as ruas ficam inundadas, invadindo casas, comércios, carros, causando mortes e prejuízos são em grande parte ocasionadas pelo lixo acumulado nos bueiros e na rede de canalização dos esgotos pluviais, que dessa forma não dão conta da água das chuvas. Esse lixo acumulado é levado então para os córregos e daí vai parar nos oceanos e seguindo as correntes marinhas se transforma em ilhas de poluição em alto mar, causando grandes prejuízos a biodiversidade marinha.

 

3 R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar

O conceito dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar vem sendo amplamente divulgado, como uma das formas mais eficientes de combater a degradação ambiental. Este conceito orienta a reduzir o consumo e, portanto a produção de lixo, reutilizar sempre que possível antes de colocar no lixo e finalmente reciclar, ou seja, utilizar com outro objetivo algo que seria colocado no lixo. Muitas pessoas não são adeptas a reciclagem, porém mesmo assim podem oferecer as inúmeras cooperativas de reciclagem existentes em quase todos os municípios brasileiros, com certeza alguém irá à sua casa buscar periodicamente tudo o que você separar para reciclagem.

O conceito dos 3Rs é uma questão de conscientização do cidadão, pois são as atitudes de cada um de nós que, somadas, irão produzir grandes resultados, diminuindo consideravelmente a pressão que o planeta vem sofrendo com o acumulo de lixo em sua superfície.

 

Fonte:
Meio Ambiente - Cultura Mix