Dieta da Pirâmide

 

A Pirâmide Alimentar é um ótimo guia para os profissionais nutricionistas. Foi criada pelos EUA, no entanto foi adaptada aos estilos alimentares brasileiros por PHILLIPI et al, 1998. Neste guia há adequação e distribuição de macro e micronutrientes da dieta.

Esse guia é adequado a população e não à um indivíduo particularmente, porém com a pirâmide pode-se, após a avaliação do paciente ou cliente, equilibrar suas porções invidualmente, desenvolvendo um plano alimentar personalizado.

Nesta pirâmide são mostrados os grupos de alimentos e suas quantidades mínimas e máximas diárias recomendados. Dentro de um mesmo grupo posso variar os alimentos,porém não deve-se substituir alimentos de um grupo para outro. Todos os grupos alimentares são essenciais.

A base da pirâmide, parte mais importante, é representada pelos carboidratos que fornecerão energia para todas as atividades diárias. Na segunda parte estão os alimentos do grupo dos reguladores como frutas e vegetais e legumes, essenciais para o metabolismo e ajudar na prevenção de doenças.

Os alimentos construtores estão localizados na terceira parte da pirâmide, e representam as proteínas, porém divididas e três partes, pois cada grupo corresponde à uma função. A primeira parte está representada pelos laticínios, que além de alimentos protéicos, fornecem cálcio para o organismo. No meio são as leguminosas, grupo dos feijões, que contém ferro, fibras e proteínas de origem vegetal. Na terceira parte são as carnes que são as melhores fontes de proteínas, além de terem ferro e vitaminas essenciais como Vitaminas B12 e B6.

No topo da pirâmide são encontradas as gorduras também importantes para o organismo, pois ajudam na síntese de hormônios sexuais femininos e masculinos. São encontrados os doces que devem ser evitados, pois fornecem calorias demais e não possuem valor nutritivo algum.

Esse guia é de suma importância na Educação Alimentar de indivíduos saudáveis, portanto deve ser consultado. O nutricionista está apto à esclarecer maiores dúvidas. Procure o seu!