Higiene bucal e escovação

 

Higiene bucal correta é o primeiro passo para a prevenção de doenças periodontais e cáries. Use uma técnica adequada: Posicione a escova num ângulo de 45°, dirigindo as cerdas para a junção dos dentes com as gengivas.

É importante remover toda a placa bacteriana que se deposita próximo à gengiva, enquanto você está escovando os dentes. Isto, além de fortalecê-las, previne o aparecimento de doenças gengivais. Comprima e vibre as cerdas suavemente contra as gengivas e fazendo um movimento horizontal em direção ao dente.

Fique com a escova cerca de 5 a 10 segundos em cada dente antes de passar ao seguinte. Limpe todas as superfícies externas dos dentes superiores e inferiores, usando a angulação correta (45°) e o movimento correto de escovação (vibratório horizontal). Limpe todas as superfícies internas dos dentes posteriores, do mesmo modo descrito acima. Limpe todas as superfícies internas dos dentes anteriores, também da mesma maneira, empunhando a escova perpendicularmente à boca.

Faça movimentos para frente e para trás, com força moderada, para limpar as superfícies de mastigação dos dentes superiores e inferiores. Escove por fim a parte superior da língua. O fio dental é tão importante quanto a escova para a higiene bucal.

O FIO DENTAL

Ele garante a remoção eficaz de detritos alimentares das superfícies laterais dos dentes onde a escova não alcança, evitando o acúmulo de placa bacteriana e o surgimento de cáries e doenças gengivais nestes locais. O fio dental deve ser usado diariamente!!! Corte aproximadamente 50 cm de fio e enrole as extremidades nos dedos médios. Use os polegares para conduzir o fio suave e cuidadosamente entre os dentes superiores.

Evite o contato brusco do fio com as gengivas para não machucá-las. Curve o fio suavemente ao redor da superfície lateral de cada dente e movimente-o cuidadosamente para cima, penetrando ligeiramente abaixo da linha da gengiva. Mova o fio para os lados, removendo a placa. Lembre-se de limpar completamente cada dente separadamente. Use os dedos indicadores para conduzir o fio suavemente entre os dentes inferiores.

Novamente curve o fio de maneira suave ao redor da superfície lateral de cada dente e movimente-o cuidadosamente para baixo, penetrando ligeiramente abaixo da linha da gengiva. Continue movimentando o fio dental para os lados, no espaço entre cada dente, removendo a placa.