Qual a Melhor Hora?

 

Os hormônios não respeitam hábitos nem características individuais: seguem horários.

Tente entrar em acordo com eles, seja você do tipo matutino ou vespertino.

 

de 0h às 6h
Melhor hora para ir dormir

ESCURO
Só dormindo seu corpo vai produzir mais melatonina e mais hormônio do crescimento, substâncias essenciais.

FRIO
No fim da madrugada, a temperatura corporal tem a maior queda.

ASMA
Quem tem asma precisa estar preparado. É nessa hora que as crises costumam ser mais comuns.

 

das 6h às 9h
Melhor hora para solucionar problemas e a pior hora para beber

DISPOSIÇÃO
Uma hora antes de levantar, o corpo já fica em estado de alerta. Os níveis de cortisol e a temperatura corporal sobem. Quem gosta de acordar cedo fica bem disposto para atividades cognitivas.

POR HORA
O metabolismo ainda está pegando no tranco. Beber não é uma boa idéia.

PRESSÃO ALTA
Os mesmos hormônios que dão pique também são relacionados com o aumento da pressão arterial. Por isso, muitos remédios para hipertensão têm de durar até a manhã seguinte.

 

das 9h às 12h
Melhor hora para fazer sexo

DISPOSIÇÃO
O mau humor vai embora com maior liberação de substâncias que causam a sensação de prazer e bem-estar: a serotonina e a endorfina.

ÂNIMO
Há um pico de serotonina, endorfina e de testosterona no fim da manhã. Isso está relacionado com mais libido e sensação de prazer.

TRABALHO
Mesmo quem acorda mais tarde vai ter um bom desempenho no trabalho e em tarefas que exijam da memória.

 

das 12h às 15h
Melhor hora para tirar uma soneca

MOLEZA
Por volta das 13h, há uma queda na temperatura central do corpo e nos níveis de cortisol. O período é conhecido como "janela do sono".

COCHILO
Não é uma boa hora para se concentrar, usar a memória ou fazer exercícios físicos. Não se sinta culpado por tirar um cochilo de 15 a 30 minutos.

 

das 15h às 17h
Melhor hora para se concentrar

BEM-ESTAR
Voltam a subir os níveis de substâncias que causam sensação de prazer, uma delas é a noradrenalina.

ESPERTEZA
Quem costuma acordar mais tarde vai estar em ótima forma para resolver quebra-cabeças e outras atividades cognitivas.

 

das 17h às 20h
Melhor hora para fazer academia

ENERGIA
A temperatura corporal está mais alta, assim como os níveis de cortisol.

EXERCÍCIOS
Sobra disposição para atividades físicas (pelo menos disposição fisiológica).

SEM SONO
Não é um bom momento para dormir. Alguns especialistas chamam esse horário de "zona proibida do sono".

 

das 21h às 0h
Melhor hora para desacelerar

REPOUSO
A temperatura corporal cai e os níveis de cortisol também. Só quem tem hábitos mais vespertinos consegue manter o pique.

DORES
Voltam as enxaquecas, incômodos lombares e outras dores crônicas que diminuíram durante o dia.

 

O Relógio Biológico no Cérebro

ÁREA CENTRAL
A informação vai parar na região que regula várias funções vitais: o hipotálamo.

HIPOTÁLOMO
Há um "marca-passo" no hipotálamo. São neurônios que comunicam para o resto do organismo que amanheceu ou anoiteceu.

HORMÔNIOS
Os ritmos biológicos são regulados. Glândulas - como a pineal - aumentam ou inibem a produção de hormônios.

RETINA
A luz do dia entra pela retina, passa pelo nervo ótico e chega ao cérebro.

 

 

Fonte: JOHN FONTENELE ARAUJO, professor da UFRN; CLÁUDIA MORENO, bióloga e professora da USP; EDUARDO SANTOS, professor de fisiologia da Universidade Federal de Goiás.

*Os horários estão calculados de acordo com a média da população - que acorda entre 7h e 8h e dorme entre 22h e 23h. Se você tem hábitos matutinos (acorda e dorme cedo) ou vespertinos (acorda e dorme mais tarde), adiante ou atrase os horários em duas horas.