Dúvidas Frequentes

 

O que é a UBB? 
A UBB é uma Associação de funcionários públicos, de caráter beneficente, sem fins lucrativos, cujo objetivo é de disponibilizar aos seus associados o maior número possível de benefícios na área de saúde. Portanto, a UBB não é um plano de saúde e não tem clientes, tem associados.  

Existe atendimento de emergência à noite e nos finais de semana? 
Não, a UBB oferece apenas consultas com hora marcada, entre outros benefícios. 

Como funciona a Tabela Especial de preços?
A UBB, se utilizando do grande volume de associados, faz negociações com vários prestadores de serviços para que os seus associados tenham descontos na hora de utilizar um serviço que esteja fora dos nossos benefícios sem custo.  

Quem pode ser sócio da UBB?

a. Todo funcionário público da administração direta ou de autarquias.

b. Que tenha, no mínimo 19 anos de idade e no máximo 70 anos para os funcionários em atividade e, 65 anos para os aposentados.

 

Quem posso colocar como meus dependentes?

a. Associados Casados:

  • Cônjuge ou companheiro(a) na forma da lei;

  • Filhos solteiros até 18 anos;

  • Na ausência de filhos, como dependente o Associado poderá colocar um neto até 18 anos;

  • Menores sob guarda ou tutela;

  • Filhos deficientes, sem limite de idade;

  • Filhos adotivos solteiros até 18 anos;

  • Enteados até 18 anos, se o Associado(a) tiver filhos em comum com a companheira(o) ou se for legalmente casado(a) com o mesmo.

  • Observação: Para alteração de dependente companheiro(a), o Associado deverá solicitar a exclusão do mesmo e somente após 12 (doze) meses da data da exclusão poderá incluir novo companheiro(a). A alteração poderá ocorrer imediatamente nos casos em que houver contraído matrimônio, mediante apresentação da Certidão de Casamento.

b. Associados Solteiros:

  • Os pais ou menores sob sua tutela.

 

Agregados

Poderão ainda ser incluídos na mesma proposta, como Dependentes Agregados e com contribuição mensal equivalente a 50% (cinquenta por
cento) da mensalidade do Associado, em número de até 03 (três), devendo permanecer pelo período mínimo de 12 (doze) meses, os seguintes
beneficiários:

a) Genitores;
b) Filhos solteiros maiores de 18 anos;
c) Netos solteiros;
d) Enteados(as) maiores de 18 anos, solteiros;
e) Irmãos(ãs) solteiros;
f) Padrastos e Madrastas, desde que o genitor(a) seja legalmente casado(a) ou possua união estável comprovada;
g) Uma vez cancelado o dependente agregado, este não mais poderá retornar a esta condição.

Como proceder para retirar as credenciais de atendimento?
As credenciais de atendimento serão entregues apenas ao Associado ou a um dependente maior, desde que declarado na proposta, mediante apresentação dos documentos abaixo relacionados.  

a. Protocolo de Adesão;

b. Documento de Identidade do titular (RG ou Carteira de Habilitação com foto);

c. Hollerith;

d. Documento de Identidade dos dependentes (RG e/ou Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento);

e. Certidão de Nascimento quando o dependente for neto.

f. A credencial de atendimento do Dependente Agregado será entregue somente ao Dependente Agregado, após assinatura do Associado em proposta respectiva, mediante apresentação de documento de identidade com foto e CPF. Para os Dependentes Agregados menores, a credencial de atendimento será entregue somente ao responsável legal ou ao Associado.

A partir de quando vou precisar mudar meu plano?
A qualquer momento poderá ser feita a migração, mas, obrigatoriamente, somente quando houver determinação da ANS. Importante saber que, neste primeiro momento, não ocorrerão mudanças nos atendimentos aos associados atuais.

Serei informado com antecedência sobre o prazo para migração?
Informaremos todos os associados, assim que recebermos os prazos estipulados pela ANS. Solicitamos que mantenham seus dados cadastrais atualizados.

Se tiver uma consulta marcada para uma data, posterior ao prazo pré-determinado para migração, o que devo fazer?
Não se preocupe. Sua consulta será mantida.
Se quando for notificado já estiver com uma consulta marcada, solicitamos que entre em contato conosco informando:
Nome e MUBB, Local de atendimento e especialidade, Data e hora da consulta, Telefone de contato.

Já posso mudar meu plano?
Se o novo plano for mais adequado para suas necessidades, pode. Mas lembramos que ainda não se faz necessário.

Vou precisar pagar também as consultas odontológicas?
Não. As consultas odontológicas continuam como estão.

Vai mudar tudo, inclusive dentista?
As mudanças ocorrerão na parte médica e nos exames.

O que muda na parte Odontológica?
Nada mudará, nesse momento, na parte odontológica.

O que muda na parte Médica?
Todas as consultas médicas deverão ser pagas, assim como todos os exames.

Quanto vou pagar nas consultas médicas e exames?
Os valores das consultas e exames deverão ser confirmados pelo paciente, diretamente na clínica/laboratório escolhido.

Será um valor único em todos os lugares, ou cada local terá um valor diferente?
Cada local aplicará um valor diferente, mas estamos negociando com nossos parceiros, para que nossos associados paguem preços mais baixos que o mercado.

Sobre a Farmácia Própria, terá em quais lugares?
Inicialmente, somente na Sede da UBB.

Por que a UBB não passa para Plano de Saúde?
Para que nos tornássemos um Plano de saúde, teríamos de aumentar em até 300% o valor das contribuições associativas (mensalidades), sendo, portanto, inviável.

A Rede Credenciada mudará?
Sim, mas nosso Departamento de Credenciamento está trabalhando para que nossos associados tenham acesso a preços acessíveis e continuem com o bom atendimento recebido até hoje.

Terei que pagar consulta na Rede Credenciada também?
Sim, mas com preços negociados pelo Departamento de Credenciamento.

Quando pagar a consulta, terei direito a retorno? Em quanto tempo?
Sim. O prazo de retorno deve ser em 30 dias, com exceção das Terapias (Psicólogos, Psiquiatras, Fonoaudióloga, Nutricionista) e Especialidades Específicas (Cirurgia Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Hematologista e Infectologista), onde não existe retorno.

Poderei continuar fazendo tratamento com os médicos de minha preferência?
Estamos trabalhando para que nossos parceiros atuais continuem atendendo nossos associados nessa nova fase. Portanto solicitamos que entrem em contato conosco para obter informações sobre as clínicas e laboratórios que farão parte dessa parceria. Nosso site estará sempre atualizado, a cada nova parceria firmada.

Poderei continuar trocando guias médicas, a fim de fazer os exames com descontos na Rede Credenciada?
Nossos Parceiros irão aplicar o desconto negociado, a todos os associados, independente da origem do Pedido Médico. Para tanto, basta o paciente estar com a guia médica dentro da validade (30 dias), estar munido de documento com foto e Credencial UBB. Salientamos que sem a credencial não haverá a aplicação do desconto, podendo o laboratório cobrar valor particular.

Caso tenha mais alguma dúvida e queira mandar uma mensagem, por favor preencher o formulário abaixo:

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