Geral

Alergias alimentares mais comuns

A alergia é uma reação desproporcional do nosso corpo a algum agente externo em particular.

Enquanto o organismo de algumas pessoas reage normalmente a elementos externos comuns como pólen, pêlos de animais, calor e poeira, o corpo de algumas pessoas responde de forma agressiva, reagindo com constipação, tosse, espirros, vermelhidão e outros tipos de reações que são bem particulares para cada caso.

Dentre os alimentos que causam alergia, os 5 mais comuns, principalmente em crianças, são:


LEITE


É muito comum em crianças e bebês, afetando 2 a 3% dessa população. Contudo, a maioria das crianças supera essa condição ao crescer, característica bem comum de muitas alergias.
Quem é alérgico ao leite não pode ingerir leite nem laticínios como leite em pó, margarina, iogurte, manteiga, queijos, chocolate, entre outros.


OVOS


A segunda condição mais comum de alergia em crianças, a alergia ao ovo nem sempre exige que alimentos que levam ovo como bolo e biscoitos sejam eliminados do cardápio, mas pode ser o caso. Tem ainda quem tenha alergia só ao ovo branco ou apenas ao ovo caipira.


OLEOGINOSAS


A maior parte dos casos de alergia a nozes, castanhas, amendoim e outras oleaginosas são provocadas não pelo consumo direto destes alimentos, mas porque estes eram ingrediente de algum outro como um bolo, creme ou algo do tipo. O choque anafilático causado pela alergia ao amendoim por exemplo, pode ser fatal.


FRUTOS DO MAR


Englobando peixes, crustáceos e moluscos, a pessoa alérgica a frutos do mar não pode comer peixe, lula, caranguejo, lagosta, polvo, ostras e outros. No caso particular deste grupo, às vezes o próprio vapor do cozimento destes alimentos já é capaz de provocar uma reação alérgica na pessoa.


TRIGO


A alergia ao trigo é comum e é causada pela resposta alérgica do corpo a alguma proteína do trigo, e não a uma proteína específica, como é o caso dos celíacos que são as pessoas intolerantes exclusivamente ao glúten.
 

A melhor maneira de saber mais e fazer um teste para descobrir uma alergia, diferenciar reações alérgicas de reações causadas por infecções, bactérias, alimentos estragados e outros, é consultar um alergologista. A UBB possui esta especialidade, não deixe de conhecer. 
 

Fontes:
https://www.webmd.com/allergies/food-triggers#1
https://www.healthline.com/nutrition/common-food-allergies#section5
http://www.eaaci.org/patients/allergic-and-immunologic-diseases-and-causes/what-is-an-allergy.html